Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. (1 João 3.19)
Certa vez o Senhor Jesus disse que para a semente do trigo produzir muitos frutos, primeiramente ela precisa morrer ao cair na terra para depois germinar. A semente representa a Palavra de Deus e essa morte simboliza o novo nascimento. Por isso, há anos nosso discurso tem sido o mesmo: Você precisa nascer de Deus.
Existem pessoas que até se converteram, aceitaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador das suas vidas, deixaram de fazer o que era errado, têm se esforçado e se desviado do mal. Contudo, ainda não tiveram uma experiência com Deus.
Você pode estar se perguntando: Se a conversão não basta, então, o que é preciso fazer?
Primeiro amigo leitor,é preciso compreender que existem dois tipos de homem: o natural e o espiritual. Um é completamente diferente do outro em sua conduta e qualidade de vida. E basta olhar para os frutos que você tem colhido em sua vida para identificar qual desses tipos de indivíduo você é.
Veja o que está escrito na Palavra de Deus: “O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial” (1 Coríntios 15.45-49).
Quando o texto sagrado menciona o “segundo homem”, está se referindo a todos aqueles que nasceram de Deus, por intermédio do Espírito Santo. Por serem espirituais, esses indivíduos não temem os obstáculos que aparecem em suas vidas, tampouco impõem limites para seus sonhos. Eles têm paz e equilíbrio para vencer o mal e conquistar seus objetivos. Por isso, refletem a imagem de Deus.
Todavia o mesmo não acontece com o homem natural. Este traz consigo a imagem do que é terreno, como a mentira, o egoísmo, o materialismo, a prostituição e os vícios. Por isso, semelhante ao que fez o espírito maligno descrito no livro de Atos (cap.19, versos 13 a 16), o mal prevalece e torna a vida desse ser humano um verdadeiro inferno. Portanto, não se trata de sorte, azar ou destino, mas sim, do fato de que essa pessoa não nasceu de Deus.
Amigo leitor, qual imagem você tem refletido? A do homem natural ou a do espiritual? Talvez você até já esteja salvo, mas ainda não viu a manifestação sobrenatural do poder de Deus em sua vida por estar preso às coisas deste mundo.
Lembre-se: Você só fará a diferença na terra quando for um cidadão do céu, ou seja, um ser espiritual. Mas, para isso tem que desejar e buscar, acima de tudo, o novo nascimento.
Bispo Romualdo Panceiro.